Havaianas

Novo e-commerce da Havaianas

Havaianas

Novo e-commerce da Havaianas

Projeto

E-commerce da Havaianas

Data de entrega

12/2013

Serviços

Análise competitiva e estratégica, design de interação, e teste de usabilidade.

Compartilhar

Desafio

Criar um e-commerce que capture a essência de Havaianas e torne a experiência de exploração e compra dos produtos uma diversão. Pela primeira vez, Havaianas tem uma só interface para os 81 países em que as sandálias são vendidas, rodando em várias plataformas diferentes.

Metodologia

Para este projeto, foi realizada uma etapa de imersão com visita à loja-conceito, além do desenvolvimento de um estudo de benchmark envolvendo os principais concorrentes da marca no Brasil e no mundo. Com uma visão macro das possibilidades, fizemos um workshop para a definição da visão estratégica que seria adotada e a prototipação do novo e-commerce para futuros testes com usuários.

Benchmark e Workshop

Durante o benchmark foram realizadas análises sobre as principais características dos sites da Havaianas na Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, além de concorrentes nos setores de vestuário e calçados em busca das melhores soluções e recursos do novo e-commerce.

A jornada do cliente foi traçada os pontos de atenção e fragilidades destacados. Com as informações obtidas, foi possível realizar um workshop multidisciplinar para alinhamento de ideias, definição das novas funcionalidades e conteúdos que seriam contemplados.

Wireframe

A prototipação do novo e-commerce começou com uma equipe com total domínio sobre as necessidades do projeto. Construído em torno da imagem icônica do par de sandálias suspenso nas vitrines de lojas, o protótipo explorou as variações de cor e forma, criando uma vitrine ordenada por tons. A área do cliente reproduz um closet em que podem ser colecionados os modelos que ao usuário teve durante toda a sua vida.

O resultado desta etapa foram os protótipos navegáveis para realização de testes com os usuários e as descrições funcionais para direcionar as equipes de desenvolvimento, garantindo assim que o usuário final recebesse a melhor experiência.

Testes de usabilidade

Para a comprovação da nova proposta e início de um processo iterativo de melhorias e ajustes, foram realizados testes de usabilidade com usuários em São Paulo, Nova Iorque e Londres. O estudo buscou identificar os problemas existentes e refinar a experiência proposta da plataforma.

Electrolux | Estudo etnográfico >