Electrolux

Estudo sobre casa conectada

Electrolux

Estudo sobre casa conectada

Projeto

Estudo etnográfico e workshop de inovação

Data de entrega

03/2015

Serviços

Estudo Etnográfico, Grupo Focal, Workshop de Inovação.

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Desafio

A partir da observação e entendimento de como as pessoas lidam no cotidiano com atividades sociais e domésticas que envolvem aparelhos domésticos, identificar oportunidades para criar soluções inovadoras que aumentem o valor dos produtos e serviços através da conectividade. Todas as etapas fizeram parte de um processo maior de criação e inovação da Electrolux chamado "Insights to Innovation".

Metodologia de trabalho

Os métodos se deram em três etapas:

  • Pesquisa etnográfica com imersão na vida das pessoas, entrevistas em profundidade e observação;
  • Workshops com equipe da Electrolux para gerar insights;
  • Grupos focais para validação de conceitos.

Pesquisa etnográfica

Workshop

Grupos focais

Pesquisa etnográfica

Para a pesquisa etnográfica ocorreram visitas domiciliares e entrevistas em profundidade com dois perfis de consumidores, um deles mais ligado a conectividade outro menos. Foram observados aspectos relacionados a hábitos, comportamento, motivação de compra, impressões que as pessoas tinham dos produtos desde a aquisição, início do uso até a decisão de substituição. Foram selecionadas 6 famílias que possuíam produtos com recursos de conectividade, tais como lavadoras de roupa, smart watches e geladeiras. Finalizamos esta etapa com um rico relatório e vídeo depoimento, agrupando padrões de comportamento observados e insights que deveriam aproximar as impressões dos consumidores com o time da Electrolux.

Workshop

Para o workshop de inovação a Electrolux e Try reservaram um espaço inspirador em São Paulo e uma grade de programação com apresentação de resultados, palestras e dinâmicas de grupos foi proposta. Os grupos de trabalho desenharam a jornada do consumidor, discutiram temas, sugeriram resoluções para os problemas levantados e chegaram a soluções que poderiam tornar-se serviços e produtos.

Grupos focais

Os produtos idealizados no workshop de inovação foram refinados, desenhados e descritos para posteriormente serem testados em Grupos Focais. Os grupos avaliaram as ideias e deram feedbacks relacionados a percepção de valor e visão que teriam destes futuros produtos. No geral estes produtos foram muito bem aceitos e correções foram incorporadas.

Resultados

O processo de pesquisa acumulou um conteúdo rico e genuíno que serviu para o concepts da Electrolux entenderem melhor as necessidades do público e oportunidades a serem exploradas, o workshop teve um conteúdo sob relevante e muito mais direcionado a conectividade em residências. Além disso percebemos que as ideias foram além de serviços para o segmento pesquisado, gerando insights também para outros públicos.

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